O pré-operatório é essencial para o sucesso da sua cirurgia plástica. Cuidar do corpo e prepará-lo para o procedimento é de grande ajuda para uma boa recuperação.

Para a sua cirurgia ocorrer com menos riscos e para que a recuperação seja mais rápida, é importante seguir as indicações do médico em relação à continuidade de determinados medicamentos, já que em alguns casos, é necessário suspender o uso de certos remédios.

Por volta de 15 dias antes da cirurgia deve-se parar de ingerir medicamentos derivados de ácido acetil salicílico (como a Aspirina), clopidogrel, anti-inflamatórios e até mesmo alguns remédios para diabetes .

Também entram nesse grupo todos os medicamentos contraindicados em caso de suspeita de dengue, não se deve usar nenhum tipo de anticoagulante e nem medicamentos à base de vasodilatadores e ervas, pois esse tipo de substância aumenta a circulação do sangue e assim quando feito o corte vai aumentar o volume e frequência do sangramento, dificultando o fechamento e cicatrização.

Muitos medicamentos também devem ser avaliados caso a caso, como os anticoncepcionais e antidepressivos, que são suspensos em pessoas com maior risco de ter alguma reação, o uso de anticoncepcionais hormonais (pílula e adesivo) também é perigoso nos dias que antecedem a cirurgia pois aumenta o risco de trombose em cirurgias com anestesias peridural, ráqui ou geral.

Todo e qualquer tipo de medicamento para emagrecer deve ser parado de tomar pelo menos 15 dias antes do procedimento, inclusive os diuréticos. Dipirona, Paracetamol e Ibuprofeno devem ser questionados com seu médico cirurgião.

Assim, é importante que, antes da cirurgia, seja feita uma lista dos medicamentos que você está tomando, para entregar ao médico, devendo-se incluir também os homeopáticos ou outros que não pareçam relevantes, para que seja evitado qualquer risco no momento do procedimento cirúrgico. Além disso, deve-se parar de fumar pelo menos 30 dias antes da cirurgia. É importante seguir essas orientações para não prejudicar sua saúde e a cicatrização dos seus cortes.

Essas dicas servem tanto para cirurgias plásticas grandes quanto para procedimentos menores, e essas são as principais restrições, mas não são todas. Cada caso é específico e único então não deixe de informar todos os medicamentos que você utiliza para o médico, não importa o quão inofensivo ele pareça ser. Evite riscos desnecessários e siga todas as recomendações dadas pelo seu cirurgião!

Para um bom procedimento com um resultado esperado e com menos chance de complicações, é preciso um ótimo diálogo entre o médico e o paciente. Portanto, converse bastante com seu cirurgião e tire todas as dúvidas.

Não se esqueça que o mesmo cuidado deve se ter no pós operatório, faça repouso de acordo com as orientações, pergunte para o médico quais remédios você pode tomar em caso de dor e tome eles nos horários corretos. Só volte a tomar os remédios que foram interrompidos, no tempo indicado. Evite esforços nos primeiros dias de recuperação, siga todas as instruções do seu cirurgião!

Agende sua consulta:  (21)3570-0705/ 99195-7261